24 de abril de 2015

Acordo com Paraguai pode beneficiar Setor Duas Rodas do PIM

Por Enock Nascimento, da Ascom/Suframa

Um memorando de entendimento celebrado entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai pode resultar na instalação de um centro de distribuição de produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM) na Ciudad del Este e, entre outros desdobramentos, beneficiar o setor de Duas Rodas do Polo.

O documento, com vigência de cinco anos, foi assinado na sede da Autarquia, no início de março, pelo superintendente em exercício, José Adilson Vieira, e o presidente da ZFG, Pedro Céspedes. Entre os principais objetivos do acordo está o estudo sobre a criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da Zona Franca de Manaus (ZFM) dentro da ZFG, o que permitiria aos importadores paraguaios acesso mais fácil a produtos fabricados em Manaus.

Na avaliação dos representantes da Zona Franca localizada na Ciudad Del Este, as fábricas de motocicletas seriam uma das maiores beneficiadas. “Lá no Paraguai, os importadores compram motocicletas da Honda direto do Japão. Também importam modelos da BMW e Harley Davidson das matrizes. E pagam caro. Com certeza, seria mutuamente benéfico se eles pudessem adquirir essas motos aqui das fábricas da ZFM”, explicou Nasser Chamseddine, presidente da Atlantic, empresa paraguaia.

Para ver a matéria completa garanta esta edição da Revista PIM Amazônia, ou faça sua assinatura.