22 de fevereiro de 2017

Aleam homenageia ZFM e SUFRAMA pelos 50 anos de existência

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou nesta terça-feira (21) sessão solene em homenagem aos 50 anos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O evento ocorreu no plenário Ruy Araújo, na sede da Aleam, e contou com a presença da superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, do secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Jorge do Nascimento Júnior, de deputados estaduais do Amazonas, de representantes dos setores industriais e do comércio e de servidores da SUFRAMA.

A sessão solene foi proposta pelos parlamentares Adjuto Afonso, Alessandra Campêlo, José Ricardo, Josué Neto, Serafim Correa e Sinésio Campos. Em seus discursos, os proponentes parabenizaram a SUFRAMA pelo trabalho exercido em prol da economia local e regional e pela grande contribuição socioeconômica com reflexos na geração de emprego e renda aliada à preservação da floresta amazônica no Estado do Amazonas.

A deputada estadual Alessandra Campelo ressaltou “o compromisso da SUFRAMA para o desenvolvimento de sua área de abrangência” e citou “o apoio da atual gestão no sentido de dar uma crescente importância aos servidores da autarquia, valorizando o trabalho daqueles que ajudam e ajudaram a fortalecer a economia local”. Já o parlamentar José Ricardo destacou a contribuição do modelo que possibilitou a instalação de um parque industrial em Manaus, mas disse que “é preciso fomentar a discussão de alternativas para a economia local, que dê garantias de geração de mais empregos”.

A superintendente Rebecca Garcia aproveitou o momento para agradecer a todos os servidores, colaboradores e superintendentes que atuaram na SUFRAMA pelo comprometimento em desenvolver a região, reconhecendo que cada profissional que passou pela autarquia deixou importante contribuição. Rebecca ainda lembrou dos constantes desafios enfrentados pelo modelo de desenvolvimento regional e fez questão de ressaltar as garantias constitucionais que permitem que a Zona Franca de Manaus exista e que possa beneficiar não apenas a região na qual está inserida, mas todo o Brasil, uma vez que abastece o mercado interno com produtos de alta qualidade e promove a geração de empregos em todo o País.

Rebecca Garcia finalizou seu discurso destacando a capacidade de superação e renovação do modelo Zona Franca de Manaus e da SUFRAMA. “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Peço e desejo que todos nós sejamos abençoados por Deus para que tenhamos nos próximos anos a capacidade de mudar e se adequar às exigências que o mundo nos impõe, para que transformemos o modelo do Polo Industrial de Manaus em um modelo forte, competitivo, consolidado e que tenhamos números cada vez mais positivos na geração de renda e emprego”.

O secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento, José Jorge do Nascimento Júnior, representou o governo do Amazonas na homenagem e, por ter feito parte do quadro de colaboradores da SUFRAMA por mais de 13 anos, afirmou que foi na autarquia que aprendeu “a lutar pelos interesses do nosso Estado e da nossa região”. O secretário ressaltou que “o trabalho realizado pela autarquia é gratificante, desafiador e os resultados só são alcançados devido à valorosa atuação do quadro técnico da SUFRAMA”. Lembrando o aniversário de 50 anos da ZFM, no próximo dia 28, Jorge Júnior fez questão de afirmar que o “projeto Zona Franca de Manaus é o modelo de desenvolvimento mais bem sucedido do País que permitiu que o Amazonas alcançasse um dos maiores crescimentos econômicos do Brasil, com a conservação de 97% da floresta”.

Homenagens
Durante a sessão solene, o deputado estadual Abdala Fraxe entregou placa à superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, em comemoração aos 50 anos da autarquia e do modelo ZFM.

Também foram prestadas homenagens às seguintes personagens, empresas e entidades, em reconhecimento aos anos de dedicação e de contribuições à SUFRAMA e ao modelo Zona Franca de Manaus: José Azevedo, fundador do grupo TV Lar; Francisco Peixoto, proprietário da Granja São Pedro; Gracilene Belota (in memoriam), ex-coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA; Moto Honda da Amazônia Ltda; Associação de Consultores Econômicos do Amazonas; Elilde Menezes, ex-superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da autarquia; e Flávia Grosso, ex-superintendente da SUFRAMA