24 de janeiro de 2015

Boom de shoppings em Manaus

Por Margarida Galvão

Na contramão das grandes cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo que só conseguiu inaugurar um empreendimento dessa natureza em 2014, Manaus termina o ano como a décima capital brasileira com mais shoppings centers em funcionamento.

São centros de compras de médio e grande portes que totalizam mais de 224.646 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). Os dois últimos inaugurados foram o Sumaúma Park Shopping, do grupo DB, e o Via Norte Shopping Manaus, pertencente ao grupo Saphyr Shopping Centers. Ambos possuem alto padrão arquitetônico e estão situados na Zona Norte da cidade.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indica que 2014 não foi bom para o mercado de shopping centers, com inaugurações abaixo do programado e de baixa ocupação dos empreendimentos novos. A justificativa apresentada pela entidade com relação a esse quadro está no baixo crescimento da economia brasileira, inflação alta e crédito mais caro, que impactou os níveis de consumo da população, deixando os investidores do setor mais cautelosos, postergando seus investimentos para uma outra conjuntura econômica.

Manaus, que há mais de 47 anos sedia um dos principais parques industriais do País com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), se torna também um polo de atração de investimentos na construção de shopping centers. Os dois grandes centros de compras de grande porte inaugurados no último trimestre de 2014 se somaram ao Amazonas Shopping, na zona Centro Sul, o primeiro instalado em Manaus há 23 anos; o Ponta Negra Shopping, zona Oeste, em operação há 16 meses e ao Manauara Shopping, zona Centro-Sul, inaugurado há mais de cinco anos.

Além disso, a cidade conta com cinco centros comerciais de médio porte. São eles o Manaus Plaza Shopping, na Zona Centro Sul; o Studio 5 Festival Mall, na Zona Sul; o Millenium Shopping, na Zona Centro Sul; o Uai Shopping, Zona Leste, e o Shopping Cidade Leste, na Zona Leste. Afora os empreendimentos citados, Manaus conta com uma gama de mini shoppings e as famosas galerias espalhadas em várias áreas da cidade de Manaus, que juntos constituem verdadeiro atrativo para o consumidor local que busca praticidade, conforto e várias opções em um só lugar.

Para ver a matéria completa garanta a edição 58 da Revista PIM Amazônia, ou faça sua assinatura.