15 de abril de 2015

Brasil é o país que menos exporta em comparação a grandes economias

O Brasil caiu no ranking dos maiores exportadores do mundo em 2014, perdendo posição no mercado internacional e sofrendo a maior queda entre as 30 grandes economias.

 

Os dados foram divulgados pela Organização Mundial de Comércio (OMC), que fizeram um alerta para a situação da balança exportadora do País continuará em declínio nos anos seguintes, 2015 e 2016. Diante as 30 maiores economias do mundo, o Brasil apresenta a maior queda no comércio exterior, com queda de 7% e um total de apenas, enquanto a média mundial foi uma irrisória expansão de 1%. O ano de 2014 encerrou como o terceiro ano consecutivo sem acréscimo na exportação e essas vendas somaram apenas R$ 225 bilhões. “O Brasil, assim como outros países sul-americanos e de outras regiões, sofreu com a queda no preço das commodities em 2014 e vemos que esse fenômeno pode continuar a afetar num futuro próximo”, alertou Roberto Azevedo, diretor-geral da OMC.

No Amazonas, a Zona Franca de Manaus (ZFM) encontra dificuldades para desenvolver estratégias para atrair o mercado estrangeiro. Alguns fatores agravam a situação como: logística, custos de transporte e burocracia alfandegária.

Durantes os últimos anos as exportações no Amazonas têm girado em torno de, apenas, 2,5% do faturamento total.

De acordo com José Alberto Machado, economista e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), inexistem políticas locais que induzam as empresas a exportar, o especialista ainda aponta “com base nessas considerações, acho difícil supor que se esteja abrindo ou que seja possível abrir mercados no exterior para os nossos produtos. Uma boa evidência disso é que, durante os últimos anos nossas exportações têm girado em torno de, apenas, 2,5% do faturamento total”. O economista destaca ainda que hoje, há no Brasil uma série de possibilidades produtivas que são concorrentes da ZFM, como as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), e os investidores estão abrindo plantas em outras regiões, mesmo que mantenham as daqui.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,exportacao-do-brasil-foi-a-que-mais-caiu-entre-grandes-economias,1669281 / Revista PIM Para o Mundo Ver. Ed 55- Outubro de 2014.