13 de março de 2017

“Carreta da Mulher” atende na SUFRAMA entre 13 e 24 de março

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) receberá, entre os dias 13 e 24 de março, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher – a “Carreta da Mulher” –, no estacionamento da autarquia, localizado na Avenida Ministro Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. O objetivo é prestar atendimento às funcionárias da SUFRAMA, trabalhadoras do Polo Industrial de Manaus (PIM) e à comunidade do Distrito Industrial com a realização dos exames de preventivo, mamografia e ultrassonografia.

A ação é uma parceria entre a SUFRAMA e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), e faz parte do calendário de eventos comemorativos aos 50 anos da autarquia, completados no último dia 28 de fevereiro. “Queremos aproximar a SUFRAMA dos trabalhadores do PIM e da comunidade do entorno, por isso pensamos nesse serviço tão importante, que leva a prevenção e o diagnóstico precoce de inúmeras doenças, em especial o câncer de mama e de colo de útero, que afeta tantas mulheres a cada ano”, afirmou a superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia.

Exames

No dia 13 de março, o atendimento será exclusivo para os funcionários da SUFRAMA. O atendimento ao público externo inicia a partir do dia 14. A unidade móvel funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Diariamente serão oferecidos 30 preventivos, 40 mamografias e 50 ultrassonografias (estas de abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas). Embora seja uma unidade voltada à saúde da mulher, também estará disponível para os homens a ultrassonografia de próstata via abdominal. As fichas de atendimento serão distribuídas diariamente pela manhã.

Documentos

Para os exames de ultrassonografia e de mamografia para pacientes abaixo dos 50 anos, será necessário apresentar requisição médica. Para a coleta de preventivo e mamografia para pacientes acima dos 50 anos basta apresentar identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).