14 de fevereiro de 2017

CBA recebe inscrições para workshop internacional sobre aplicações médicas de biomoléculas

As biomoléculas da Amazônia e seu uso em dispositivos médicos serão tema de workshop internacional que ocorrerá na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), situado à avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 690, Distrito Industrial – Manaus/AM.

Organizado pelo CBA em parceria com o Braço Brasileiro do Instituto de Biomateriais, Tribocorrosão e Nanomedicina (IBTN/BR), o evento será voltado a pesquisadores e a alunos de pós-graduação de instituições amazonenses que atuam em áreas como química de produtos naturais, farmacologia, biotecnologia, medicina e odontologia.

O principal objetivo do workshop internacional é estimular parcerias entre grupos de pesquisa do CBA, do IBTN e de outras instituições de ciência e tecnologia para o desenvolvimento de bioativos para novos materiais utilizados em odontologia. O IBTN já tem um projeto na área, desenvolvido junto com um grupo de pesquisas do Japão.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o formulário disponibilizado no link goo.gl/iu38gE. O evento será em inglês e não haverá taxa de inscrição. O CBA emitirá certificados referentes à participação em palestras específicas ou no workshop completo.

IBTN
O IBTN é um grupo de pesquisa multidisciplinar formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o objetivo de buscar soluções inovadoras para problemas clínicos relacionados à biocompatibilidade, ao desempenho e à durabilidade de implantes biomédicos.

Programação do evento

14h: Abertura.
14h15: Dr. Adrian Martin Pohlit (CBA) – Biomoléculas farmacologicamente ativas da Amazônia.
14h45: Prof. Takao Hanawa (Universidade Médica e Dentária de Tóquio) – Modificação superficial de metais com moléculas biofuncionais para adicionar biofunção.
15h15: 10 pesquisadores de Manaus (5 minutos cada) das áreas de farmacologia, química de produtos naturais, odontologia.
16h: Coffee break.
16h15: Prof. Luís Augusto Sousa Marques da Rocha (Unesp/IBTN-BR) – A necessidade de superfícies antimicrobianas e osteogênicas para implantes osteointegrados.
16h45: Prof. Ana Ribeiro (Unigranrio/IBTN-BR) – Degradação de superfícies e suas implicações biológicas.
17h15: Discussão sobre os resultados do projeto CNPq / JST. Direções futuras. Parcerias com CBA e grupos de pesquisa locais.
17h45: Encerramento.