19 de janeiro de 2017

Comitê Gestor do PNCE/AM realiza primeiro encontro de 2017

O Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas realizou na manhã desta terça-feira (17), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), sua primeira reunião em 2017. O objetivo principal foi discutir o planejamento das atividades que serão desempenhadas ao longo deste ano.

Participaram do encontro representantes dos diversos órgãos e entidades atuantes no Comitê, entre os quais SUFRAMA – atual coordenadora –, Receita Federal do Brasil, Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (CIN/Fieam), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.

Um dos principais tópicos discutidos na reunião foi a necessidade de que cada entidade parceira envie, até o próximo dia 30 de janeiro, uma lista de produtos, classificados por Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e países de destino, que ainda não constem em acordos comerciais dos quais o Brasil é signatário. De acordo com a coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Sandra Almeida, a elaboração dessa lista é muito importante, tendo em vista que o Brasil estará envolvido, ao longo dos próximos meses, em diversas negociações internacionais com países e blocos econômicos como México, Uruguai e União Europeia. “Temos que aproveitar as negociações que estão em andamento para identificar os nossos produtos que ainda não estão amparados e buscar inseri-los nos acordos e, dessa forma, ampliar o fomento às exportações da região”, disse Sandra.

Durante o evento, a técnica da SUFRAMA, Kamyle Medina, destacou também que um dos projetos do Comitê Gestor do PNCE no Estado para 2017 é a estruturação do Núcleo para Atração de Investimentos para o Amazonas, que terá o objetivo de realizar estudos e ações de prospecção de novos negócios para a região. Uma minuta do projeto já está sendo preparada pela autarquia e deverá ser apresentada na próxima reunião do Comitê, agendada para o dia 7 de fevereiro.