17 de fevereiro de 2017

Comitiva da Zâmbia recebe explicações sobre a ZFM

Uma comitiva de membros da Zambia Information and Communications Technology Authority (Zicta) – órgão governamental responsável pela regulação da Ciência, Tecnologia e Inovação da Zâmbia – visitou a SUFRAMA, na tarde desta quinta-feira (16), para conhecer mais detalhes do funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A comitiva foi recebida pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira.

Pereira explicou que os incentivos fiscais têm sido cada vez mais combatidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e o que segue legitimando a existência da ZFM é o fato de ela ser economicamente sustentável, socialmente justa e ambientalmente responsável. “O Brasil tem duas leis de informáticas que concedem incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento. Uma específica para a ZFM, outra para o resto do Brasil. A OMC não contestou a da ZFM por causa dos resultados dela na promoção do desenvolvimento regional e na proteção ambiental”, detalhou.

Após a explanação, os zambianos agradeceram as informações e os exemplos fornecidos que poderão ser replicadas no país africano. “Obrigado pela recepção e pela generosidade de explicar sobre a Zona Franca de vocês”, disse Mwenya Mutale, um dos integrantes da comitiva.

O superintendente adjunto aproveitou a visita para convidar a delegação para participar da cerimônia em homenagem ao jubileu de Ouro da ZFM, que ocorrerá em Brasília, no Congresso Nacional, no dia 6 de março. Outro convite foi para a participação do país africano na nona edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2017), agendada para o período de 22 a 25 de novembro.

Além da visita à SUFRAMA, os funcionários da Zicta também vieram ao Amazonas para conversar com os diretores de uma empresa do segmento eletroeletrônico do Polo Industrial de Manaus (PIM). Em pauta, a formação de uma parceria para implantação de um projeto de inclusão digital nas escolas daquele país.