1 de junho de 2015

Compare preços e descubra promoções através de Sites e Apps

Em tempos de crise, empresas do e-commerce e startups buscam alternativas em plataformas de divulgação de ofertas para atrair clientes.

 

Desemprego, inflação em alta, e renda menor estão influenciando diretamente na queda das vendas no comércio. Os brasileiros foram obrigados a consumirem menos, mas mesmo assim, não abriram mão das promoções – sobretudo na internet. De fato, os consumidores estão mais seletivos e prudentes com as dívidas, porém, o e-commerce permanece firme em alta. Segundo os dados da E-bit, empresa especializada em informações de e-commerce, o consumidor está comprando menos em 2015, mas, quando compra, gasta mais: o valor médio gasto em compras on-line ficou em R$ 377 nos primeiros quatro meses do ano, uma alta de 15% se comparado com o mesmo período do ano anterior. As promoções são responsáveis em atrair os consumidores, no momento da compra.

“Com o cenário econômico menos favorável, os comparadores de preço e sites de desconto ganham importância, pois ajudam a encontrar produtos com o melhor custo-benefício”, afirma o diretor de Inteligência e Pesquisa do E-bit, Andrés Ricardo Dias. De acordo com o estudo da consultoria Nielsen, as promoções de varejo no Brasil fazem toda a diferença. As ofertas são um critério para a escolha em 19% das decisões de compra dos brasileiros. A média global é de apenas 5%. Empresas consolidadas e startups estão investindo mais em inovação, com o objetivo de atrair novos clientes.

As empresas estão apostando em novos formatos, após a decepção com as compras coletivas. O monitoramento de ofertas e cupons de descontos vem aumentando, com foco em dispositivos móveis. A CEO do site CupoNation, Maria Fernanda Junqueira, esclarece que o consumidor brasileiro está aprendendo a usar o cupom, que é diferente de oferta. No caso do cupom, o usuário recebe um código, que deve ser colocado em um campo específico ao fechar a compra no site. Na oferta, o desconto já aparece no valor do produto.

“As vendas por cupom de desconto equivalem a 3% do e-commerce, mas esse número vai crescer e o mercado atingirá a maturidade em três anos”, aponta. A Méliuz desenvolve parte do valor da compra para o cliente; e o aplicativo AondeConvem, usa a tecnologia de geolocalização para mostrar em formato digital o encartes de promoções dos varejistas mais próximos do usuário. As propostas são diferentes, mas todas têm o mesmo o objetivo: atrair o consumidor.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,oito-sites-e-aplicativos-para-monitorar-precos-no-varejo-e-encontrar-promocoes,1696940