6 de janeiro de 2017

Cuidar de pessoas dá resultado para as empresas

entrevista_ruy-shiozawaCEO do GPTW fala com detalhes sobre premiação de melhores empresas para trabalhar na Amazônia

Pela primeira vez empresas da Região Norte foram incluídas na premiação do Instituto Great Place to Work (GPTW), que há 20anos elege as melhores empresas para se trabalhar no País. A satisfação dos colaboradores é o principal critério para a escolha, medida por meio se uma pesquisa  feita com os funcionários das empresas inscritas. O CEO do GPTW, Ruy Shiozawa, disse que a intenção é estimular mais empresas da região, que trabalham com o foco nas pessoas, a participar da premiação, que  avalia entre outros fatores, a contratação dos colaboradores e sua integração com a equipe. “Nosso objetivo é divulgar as experiências empresas da região, destacar o trabalho que essas excelentes organizações estão desenvolvendo com pessoas e as boas práticas de Recursos Humanos utilizadas”. Nesta entrevista concedida a Revista PIM Amazônia, Shiozawa fala do passo a passo da pesquisa, sua importância e os resultados para quem investe em reter talentos e multiplicar lucros com boas práticas. Acompanhe, a seguir, a entrevista na íntegra.

Revista PIM Amazônia – Qual a importância da disseminação da pesquisa que o instituto faz e que benefícios ganha a região em que ela é aplicada?

Ruy Shiozawa – Esse trabalho visa estimular todas as empresas a pensarem nas pessoas com o grau de importância devido. Afinal de contas, tudo que acontece dentro de uma organização é feito por pessoas. Mesmo que seja realizado por uma máquina, computador, sempre as pessoas estão atrás disso operando. O que acontece ainda hoje é que a gente acaba dando muita importância aos fatores financeiros, análise do mercado, aos processos e as tecnologias e acaba não dando a mesma importância às pessoas. Na hora que você dá essa mesma importância, consegue criar um time motivado, comprometido, levando às pessoas a fazerem mais, se dedicarem mais, se comprometerem, porque vão estar mais engajadas, e é claro que isso vai se transformar em melhores resultados. Observe um dado interessante: enquanto no Brasil, no ano passado, o PIB brasileiro diminuiu quase 4% essas empresas tiveram um crescimento de quase 20%, Ou seja, a média de crescimento delas foi 20%. Veja que resultado sensacional num ano tão difícil, isso prova que cuidar de pessoas dá resultado. Então, nossa intenção é expandir esse trabalho por toda a região Norte  e mostrar para o resto do Brasil, que no Norte existem excelentes empresas com excelentes exemplos de gestão. Nosso interesse é divulgar as práticas positivas que essas empresas executam.

 

Para ver a matéria completa compre agora a sua edição da Revista PIM Amazônia, ou faça sua assinatura digital e leia agora mesmo.