22 de março de 2017

Roraima é único estado com alta em 2017

Na contramão do que vem acontecendo no resto do país, Roraima apresentou um saldo positivo no número de postos de trabalho com carteira assinada no mês de setembro. A pesquisa Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego),  divulgada nesta sexta-feira, dia 23, apontou Roraima como o único estado da região Norte a ter acréscimo na oferta de emprego.

 

De acordo com os dados da pesquisa, Roraima disponibilizou 350 novas vagas com carteira assinada no mercado de trabalho local, gerando um acréscimo de 0,68%. O Estado superou em pontos percentuais o Pará (-741 vagas/-0,09%), Acre (-122 vagas/-0,14%), Amapá (-167 vagas/-0,20%), Tocantins (-454 vagas/-0,26%), Rondônia (-726 vagas/-0,29%) e Amazonas (-1.610 vagas/-0,36%).

 

O setor que mais contratou foi o Comércio, com um total de 269 vagas, seguido pela Construção Civil (35), Agropecuária (35) e Serviços (32).

 

A secretária do Trabalho e Bem Estar Social, Emilia Campos, destacou que o aumento do emprego formal reflete ainda o fortalecimento do Sine na atual gestão.

 

“Intensificamos a divulgação das vagas nas redes sociais e o cadastramento de novas empresas, para facilitar o encontro de quem busca uma oportunidade com quem está oferendo o emprego”, disse.

 

O Sine também ganhou reforço na equipe e hoje conta com psicólogos que auxiliam no processo de seleção, para enviar às empresas cadastradas candidatos com o perfil que elas buscam. “Depois que passamos a oferecer esse serviço, mais empresários estão ofertando as vagas através do Sine”, observou Emilia.

 

De acordo com a diretor do Sine-RR (Sistema Nacional de Emprego em Roraima), Rosivaldo Carneiro, isso é reflexo das parcerias que vêm sendo feitas pela Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social) com a iniciativa privada.

 

“Um exemplo claro disso foi a parceria com uma rede de supermercados atacado-varejista feita recentemente, que abriu centenas de vagas para profissionais que irão atuar na loja que está sendo construída em Boa Vista, com inauguração prevista para novembro”, disse.

 

Mais investimentos

 

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Alexandre Henklein, destaca que o governo tem empreendido esforços no sentido de criar um ambiente favorável à produção, aos negócios e ao empreendedorismo, através de um trabalho orientado para a melhoria da gestão, o que se reflete diretamente no aumento de vagas no mercado de trabalho.

 

“O governo tem criado diversos mecanismos de incentivo à economia como um todo. Desde o início do ano, foram emitidos mais licenciamentos ambientas que nos últimos quatro anos. Na defesa animal, estamos próximos de obter o status de Estado livre de aftosa com vacinação, o que nos permitirá exportar carne sem restrições para outros estados”.

 

Henklein aponta também o que vem sendo feito na regularização fundiária, onde o Governo vem ultimando os esforços junto à União para possibilitar a titulação de terras, bem como em relação a unidades de conservação, o que permitira destravar esse problema que tanto impede o desenvolvimento. Lembrou ainda do que vem sendo feito na área de infraestrutura, com a recuperação de estradas, pontes  e extensão de linhas de energia, que são aspectos essenciais para o incremento da produção.

 

“Também está sendo feito um trabalho de resgate da Lei 215, que assegura a desoneração dos tributos estaduais, sobretudo o ICMS,  para os insumos da produção agropecuária. O Governo tem procurado atrair investidores externos que assegurem dinamismo ao mercado, sem deixar de dar apoio aos produtores locais através da Aferr [Agência de Fomento de Roraima], que tem dinamizado o crédito para os pequenos produtores. Há uma vontade política e uma determinação muito forte da governadora no sentido de apoiar o setor produtivo”, conclui Henklein.

 

Sine

 

O Sine é um balcão de empregos do Governo Federal, gerenciado pela Setrabes, através do programa Rede Cidadania Emprego e Renda. Para efetuar o cadastramento, é preciso que o candidato apresente documentos pessoais originais, diplomas de escolaridade e de cursos, além da Carteira de Trabalho. O atendimento é de 7h30 a 13h30.