13 de outubro de 2017

Empresa ZEN SA busca projetos de startups com oferta individual de até R$ 150 mil no Edital de Inovação para a Indústria

A empresa ZEN SA, que atua no setor automotivo com presença em mais de 60 países, vai abrir inscrições para startups, micro e pequenas empresas interessadas em firmar parceria e receber financiamento para o desenvolvimento de projetos inovadores. A chamada selecionará até duas startups que tenham ideias inovadoras para transformar o mercado automotivo com novas tecnologias digitais e novas fontes de energia, com previsão de financiamento individual de até R$ 150 mil. As interessadas têm até o dia 10 de novembro para submeterem propostas. O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro.

O processo faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para esta chamada, os projetos devem propor soluções tecnológicas aplicáveis em veículos leves, pesados e agrícolas, com atuação urbana ou rodoviária, independentemente do tipo de motorização – à combustão, híbridos e elétricos.

As propostas devem ser ou envolver hardware e se direcionarem aos temas manutenção preditiva, sistemas inteligentes e veículos conectados. Dentro dos macrotemas, as soluções devem abordar sistemas inteligentes visando eficiência energética, incluindo redução de consumo de combustível; automatização das funcionalidades dos veículos, entre elas soluções de IoT ou ainda soluções não conectadas; monitoramento do desempenho de componentes mecânicos e/ou elétricos.

“A aproximação de soluções de startups para as demandas de indústrias é um fator fundamental para o aumento de competitividade da indústria, em especial, do setor automotivo. Os Institutos SENAI de Inovação estão prontos para apoiar esta aproximação, desenvolvendo projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, afirma o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim.

Segundo o gerente da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae, Célio Cabral, o desafio é permitir a integração das micro e pequenas empresas à lógica das grandes, gerando oportunidades e novos negócios. “Estamos investindo no estímulo e no fomento à inovação para possibilitar que os pequenos negócios possam dar um salto de qualidade e competitividade. Além disso, buscamos incentivar a conexão entre grandes empresas e startups de base tecnológica e o investimento em inovação nos micro e pequenos negócios”, destaca.

As inscrições podem ser feitas entre até o dia 10 de novembro no endereço www.editaldeinovacao.com.br. O objetivo da chamada é receber propostas de produtos, em fase de desenvolvimento ou em fase de escala de mercado, que se beneficiem ou tenham sinergia de atuação junto a uma grande empresa nas áreas de atuação de transporte urbano e rodoviário, aplicações agrícolas e mercado de autopeças.

 

*Informações Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM