22 de maio de 2017

Feira de Livros recebe público recorde e distribui mais de 4 mil títulos à população

A 3ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares, realizada no sábado, 20/5, foi sucesso de público e em arrecadação de livros. O evento atingiu a marca dos 4.168 exemplares arrecadados e distribuídos ao público que lotou a Praça da Fogueira, na segunda etapa do parque. A estimativa é de que mais de cinco mil pessoas tenham passado pelo local.

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, a Feira de Livros prova a cada ano que é uma iniciativa de êxito, incentivando a população a compartilhar conhecimento, se solidarizar com o próximo e ter uma atitude de sustentabilidade no que se refere aos livros, que são bens duráveis e que podem ajudar a formar uma consciência ambiental.

 

“O sucesso da feira demonstra que as pessoas estão entendendo o nosso recado, o recado da sustentabilidade, e reconhecendo o esforço e a preocupação constante do prefeito Arthur Neto em garantir a melhoria da qualidade de vida da população e a disseminação do conceito de sustentabilidade”, disse o secretário.

 

“Conseguimos reunir seguramente mais de quatro mil pessoas num final de tarde de sábado no Parque Ponte dos Bilhares e a cada ano estamos batendo recorde de arrecadação”, completou Antônio Nelson, acrescentando que já planeja a possibilidade da realização de edições extras da feira em outras zonas da cidade.

 

A feira tem dois objetivos básicos: o incentivo à leitura e ao reaproveitamento de livros de livros usados. Além de homenagear o Dia do Livro Infantil, 18/04, o evento ocorreu no dia 20/5, data dedicada aos pedagogos. Silvia Jeane Barbosa, 34, pedagoga, foi uma das pessoas que chegaram cedo no parque para garantir seus livros. “Essa é uma excelente iniciativa e um exemplo que deve ser replicado na cidade. A proposta é muito boa e vim em busca de livros da minha área, que é a Pedagogia”, explicou ela, que participou da edição do ano passado junto com a filha.

 

A estudante Ana Lima e a amiga Joelma Rodrigues, que é bibliotecária, não perdem uma edição da feira. “Livro é sempre bom, gosto de todo tipo de livro e estar aqui é uma oportunidade de ter contato com novas obras”, afirmou Ana, que reside no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade.

 

No evento foram oferecidos livros de diferentes áreas do conhecimento. Paralelamente à distribuição de livros, a feira contou também com estandes de 18 instituições parceiras (entre órgãos públicos, organizações não-governamentais, universidades e empresas) que participaram este ano do evento. Uma programação cultural com a participação de artistas circentes, fanfarras, teatro, dança e contadores de histórias, animou o público presente.

 

Este ano, a feira se tornou também espaço para lançamento de livro. O pequeno Mateus Barbosa dos Santos, de 6 anos, escolheu o Parque Ponte dos Bilhares para lançar seu primeiro livro, intitulado “A Vaquinha que Queria Ser Famosa”. Em seu estande, Mateus distribuiu livros e autógrafos, junto com os pais. Participaram também o Grupo Curumim na Lata, do Centro de Artes Aníbal Beça, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Vovó Rufina, do projeto de leitura da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, o grupo de teatro da Uninorte com a peça A Pílula Mágica, a Banda Marcial do Sesc, o grupo Backstage Studio de Dança, Criatê Arte e Produção e o show acústico da cantora Lucinha Cabral.

 

A feira teve como parceiros órgãos e instituições municipais, como a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Vemaqa, Clube dos Quadrinheiros de Manaus, Associação de Escritores e Poetas Panamazônicas, Faculdade Estácio do Amazonas, faculdade Salesiana, Uninorte, Uninilton Lins, Academia de Letras do Brasil, Sebo Edipoeira, Sebo O Leiturão, Distribuidora e Livraria Caminho Espírita, Distribuidora Apoio, Fanfarra da Escola Estadual Petrônio Portela e Orquestra Sinfônica do Centro Educacional La Salle e Universidade Nilton Lins.

 

Primeira-dama visita estandes

A primeira-dama do Município, Elisabeth Valeiko, percorreu os estandes da 3ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares e conferiu o sucesso da iniciativa. Ela foi recebida pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, e demais autoridades presentes ao evento. De acordo com a primeira-dama, iniciativas como a da feira de livros devem ser replicadas e servir de inspiração para que outras instituições possam fazer gestos semelhantes.

 

“Sustentabilidade se faz a partir de pequenos gestos pessoais como por exemplo doar um livro que já foi lido, mas que poderá enriquecer os conhecimentos de outras pessoas”, afirmou Elisabeth Valeiko.

 

A primeira-dama foi recebida com festa no estande do Centro Universitário do Norte (Uninorte), onde estudantes e professores do curso de Administração levaram o projeto de contação de histórias por meio do teatro, com personagens que povoam o universo da literatura infantil. Ela recebeu também das mãos do pequeno Mateus Barbosa dos Santos, de apenas 6 anos, um exemplar do livro infantil “A Vaquinha que Queria Ser Famosa”, o primeiro do escritor-mirim, que escolheu a feira do livro para fazer o lançamento.