28 de novembro de 2013

FIAM cadastra empresas para Rodada de Negócios e de Turismo

Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em participar das rodadas de Negócios e de Turismo da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM), realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Marcada para os dias 27 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a feira é considerada o maior evento multissetorial da região amazônica e funciona como uma vitrine dos produtos e serviços regionais, com a atração de empresários de diversas partes do mundo interessados em fazer negócios.

 

As inscrições para ambos os eventos são gratuitas, destinadas a empresários de toda a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e podem ser realizadas até o dia 19 de novembro nos sites www.suframa.com.br/fiam e www.amazonasconvention.com.br. A Rodada de Negócios é voltada a micro e pequenos empresários que possuem produtos fabricados com matéria-prima amazônica, já a Rodada de Negócios de Turismo é focada nas agências de turismo ofertantes de produtos turísticos regionais. Organizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), a Rodada de Negócios ocorrerá no dia 28 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre do Studio 5. O objetivo é aproximar os micro e pequenos empresários a empresas nacionais e internacionais interessadas em comprar produtos amazônicos, com foco na geração de negócios, tanto imediatos, quanto de médio a longo prazo.

 

Este ano estão confirmadas 28 empresas âncoras (compradoras de produtos e serviços). Vinte delas são nacionais, dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, e oito são internacionais, vindas da Alemanha, Angola, Argentina, Equador, Espanha, Itália, Trinidad & Tobago e Uruguai. Entre os produtos procurados pelas empresas, estão o artesanato (geral e indígena), biojoias, alimentos e bebidas, frutas, horticultura, móveis, artefatos de madeira, fitoterápicos, óleos vegetais, ervas e moda em geral.

 

No ato da inscrição – realizada no banner “Rodada de Negócios” que está no hotsite da feira – cada empresário preenche um cadastro, que gera um perfil com produtos e serviços oferecidos, e também aponta quais empresas âncoras ele tem interesse em se reunir. A partir dessas escolhas é estruturada a agenda de reuniões da Rodada de Negócios. De acordo com o coordenador-geral de Promoção Comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques, a expectativa é de aumentar em 20% o valor de negócios imediatos em relação ao último evento, que registrou o valor de US$ 13,1 milhões, com a participação de 26 empresas âncoras e 136 empresas ofertantes.

 

Rodada de Negócios de Turismo

A Rodada de Negócios de Turismo tem a parceria do Amazonas Convention & Visitors Bureau (ACVB) e visa promover os nove Estados que integram a Amazônia Legal como destinos turísticos para o mercado nacional e internacional, possibilitando a realização de negócios para desenvolver o turismo da região.

 

Para isso, são convidadas empresas buyers – operadoras de turismo interessadas em vender os destinos da Amazônia ao mercado mundial – que se reunirão com as empresas suppliers – ofertantes dos produtos turísticos regionais. Este ano, pela primeira vez, dos 27 buyers convidados, 22 são internacionais, oriundos de treze países: Espanha, Portugal, Itália, China, França, Inglaterra, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Canadá, Peru, Colômbia e Panamá; e cinco são nacionais, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. O mercado europeu foi o foco da atração de operadoras, em virtude do voo que ligará Manaus (AM) a Lisboa, capital de Portugal, com uma escala em Belém (PA), a partir de junho de 2014 pela portuguesa TAP Linhas Aéreas.

 

O cadastro dos suppliers é realizado pelo site www.amazonasconvention.com.br, onde, assim como na Rodada de Negócios, o empresário preenche um formulário que servirá de base para a criação da agenda durante a FIAM. O evento acontecerá no dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre do Studio 5.

 

Para outras informações acesse: http://www.suframa.gov.br/suf_pub_noticias.cfm?id=15114

 

Fonte : Assessoria de Comunicação da Suframa