12 de maio de 2015

Mercado registra a primeira queda em 13 anos, de vendas no Dia das Mães

O comércio no Dia das Mães recuou 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Serasa Experian.

 

As vendas para o Dia das Mães caíram pela primeira vez em treze anos e o comércio registrou o pior resultado para o período desde 2003. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que mediu as vendas na data comemorativa de 2015, revelou que de 4 a 10 de maio houve queda de 2,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior (5 a 11 de maio). Os economistas da instituição acreditam que o orçamento apertado dos consumidores com a alta da inflação, o custo elevado dos tributos, do crédito e a queda nos níveis de confiança como fatores que pesaram para o resultado.

Esta é a primeira queda desde o início da série histórica, em 2003. “No final de semana do Dia das Mães (8 a 10 de maio), as vendas caíram 3,9% em todo o País na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (9 a 11 de maio)” aponta a Serasa, em nota. Na cidade de São Paulo, a queda das venda durante a semana do Dia das Mães foi registrada em 4,9% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, a retração foi de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Outra pesquisa, da Boa Vista SCPC, mostra que em 2015 as vendas do comércio para o Dia das Mães recuaram 1,2% em comparação a 2014 em todo o Brasil. É a primeira queda para a data desde 2008, quando o indicador foi criado. Em valores, o recuo representa uma perda de R$ 7 bilhões em relação ao ano passado, de acordo com o levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Para a apuração do faturamento, foram consideradas não apenas as consultas à Boa Vista SCPC – aproximação para o número de venda –, mas também a queda do valor médio do presente – de R$ 65 para R$ 57 entre 2014 e 2015. Houve um recuo nominal de 12% e, descontada a inflação, de 20% segundo sondagem elaborada pela Fecomercio SP, apurando-se um recuo de 19,1% no faturamento real do comércio brasileiro.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,vendas-no-dia-das-maes-registram-a-primeira-queda-em-13-anos,1685283