13 de julho de 2017

Pará é o mais bem colocado pela Região Norte em índice de crescimento da indústria para o mês de maio

O IBGE , em pesquisa para o mês de maio, registrou um aumento de crescimento da indústria nacional em dez dos quatorze lugares pesquisados. Com destaque na Região Norte para o estado do Pará com a porcentagem positiva de 3,1%, por outro lado, o Amazonas registrou queda acentuada de -3,6% no seu resultado, em comparação ao mês anterior.

Comparando a média de todas as regiões, a produção da indústria retraiu -2,4 nos últimos 12 meses

Pesquisas realizadas em outros períodos, nos últimos 12 meses, também confirmaram um crescimento favorável à indústria paraense. Em relação a Maio de 2016, ela cresceu 2,9%; no acumulado dos meses janeiro-maio 2017 o aumento foi de 0,2% e, nos últimos 12 meses, cresceu 5,5%, o maior índice para o período se comparado aos outros estados da pesquisa.

O Amazonas, por sua vez, sofreu retração em -0,1% em maio 2017/maio 2016 e-2,6% no acumulado dos últimos 12 meses. O único registro positivo até então da indústria amazonense foi para o período de janeiro a maio 2017, com o indicador de 1,9%.

Os estados verificados para esta pesquisa foram: Amazonas, Pará, Região Nordeste, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.