29 de junho de 2015

Pedestres que utilizam smartphones nas ruas ganham vias para evitar colisões

Cidade de Antuérpia, na Bélgica, ganhou faixas em calçadas para pedestres que usam smartphone.

 

Na via exclusiva para os viciados em smartphone, está escrito apenas “text walking lane” (“faixa para quem está escrevendo enquanto caminha”). A ideia é evitar colisões entre pedestres ‘convencionais’ dos que não tiram os olhos da tela do celular. A Mlab, responsável pelas faixas, informou que a motivação para a criação desses sinais em algumas calçadas foi a alta incidência de acidentes com smartphones e alertar os pedestres sobre o vício do uso de smartphones. A empresa diz que conserta 35 mil telefones por dia e muitos desses aparelhos foram danificados em função da “colisão” entre pedestres que estavam usando seus smartphones. “Todo mundo manda mensagens via WhatsApp a amigos enquanto caminha e a gente não presta atenção ao que está ao nosso redor. Isso causa colisões com postes ou outros pedestres. Com isso, as pessoas podem colocar suas vidas em risco ao usar o smartphone, por exemplo, enquanto atravessam a rua sem prestar atenção”, declara um porta-voz da empresa ao site Yahoo News.”

A iniciativa não é necessariamente nova. Em 2014, uma calçada no centro de Washington, capital dos Estados Unidos, ganhou uma faixa específica para pedestres que utilizam seus telefones celulares enquanto caminha. A cidade chinesa de Chongqing fez algo parecido em setembro de 2014 baseada na experiência da cidade norte-americana (com agências internacionais).

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/06/15/cidade-belga-ganha-vias-para-pedestres-com-smartphone-para-evitar-colisoes.htm#fotoNav=71