8 de fevereiro de 2017

PNCE/AM debate meios de incrementar exportação de produtos regionais

O Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Amazonas (PNCE/AM) reuniu-se nesta terça-feira (7), no prédio da Alfândega de Manaus, no bairro Praça 14, a fim de debater as ações desempenhadas no Estado e discutir como fomentar a exportação de produtos genuinamente regionais, entre os quais o pirarucu, por exemplo. Cases de sucesso de outras regiões do País, que exploraram comercialmente seus produtos típicos, também foram utilizados como exemplos para expandir a ação do PNCE no Amazonas.

O encontro contou com a participação de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Receita Federal do Brasil (RFB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomercio/AM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Núcleos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.

Os representantes locais do PNCE ainda debateram sobre quais os principais produtos regionais que podem ter maior inserção no mercado internacional, para que uma lista destes produtos possa ser levada ao conhecimento do MDIC para discussão e possível inserção nos acordos bilaterais de comércio, aumentando assim a competitividade dos produtos regionais.

Convites

Duas ações da SUFRAMA em 2017 foram postas em pauta durante o encontro: a quinta edição da Corrida Pedestre da Ruy Lins e a nona edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM). A primeira, prevista para ocorrer no mês de março, retorna neste ano como uma das atividades alusivas aos 50 anos da SUFRAMA e do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Os representantes da SUFRAMA convidaram todos os membros do Comitê Gestor do PNCE no Amazonas a participarem do evento.

Outro convite foi referente à FIAM 2017, que será realizada entre os dias 22 e 25 de novembro. “Temos algumas mudanças previstas para a próxima edição da FIAM e acreditamos que teremos um evento mais objetivo e ainda mais atrativo. Em breve poderemos disponibilizar mais informações, mas fica aqui o convite a todos a participarem deste já tradicional evento da região”, completou Sandra Almeida.