2 de junho de 2017

Profissionais motivados são 50% mais produtivos

Por Ann Kath, estagiária de Jornalismo Edição: Cristiane Barbosa

A motivação é um dos fatores principais que fazem com que o empregado se sinta confiante, tornando possível um trabalho bem desenvolvido. Desse modo, funcionários que são tratados com respeito se tornam parceiros de negócios. Uma pesquisa recente realizada pela  Right Management  chegou a conclusão de que dentre os profissionais motivados, 50% são mais produtivos. Ao todo foram entrevistadas 30 mil pessoas de 15 países, dentre essas, 10 eram brasileiras.

A especialista, Carla Costa, responsável pelo Ranking Melhores Empresas para Trabalhar Great Place to Work, disse à equipe do Portal PIM Amazônia que o fundamental é conseguir desenvolver um relacionamento de confiança com o colaborador. “Tratar bem os funcionários impacta toda a cadeia, quando a gente tem respeito é muito mais fácil contratar alguém de confiança”, afirmou.

Como um empregador pode sair daquele modelo onde se controla tudo e todos em uma organização e passa a confiar nas pessoas, nos processos que elas têm que tocar? A confiança não existe sem a transparência, é uma prática simples e necessária a todas as empresas.

Para Costa, é importante que os empregados estejam cientes da rotina e da agenda do seu chefe, destacando a importância da lealdade e de um relacionamento transparente entre chefe e empregado. “Como você acha que um funcionário se sente quando ele fica sabendo que houve uma reunião que ele não foi comunicado? Ele fica inseguro achando que o próximo a ser demitido será ele, então como você acha que esse empregado inseguro vai reagir? Como será o desempenho dele? Bem baixo. Por isso que é preciso migrar o controle para a confiança”, pontuou.